sábado, 26 de setembro de 2015

Para quinta, dia 01/10: Seminário de Design de Interação + Debate sobre interatividade e virtualidade

Seminário de Design de Interação


Para informar o processo de trabalho no objeto interativo faremos um seminário no dia 01/10. O seminário conta com uma apresentação de cada grupo (entre 5 e 10 minutos cada). Cada aluno deve pesquisar possibilidades de interação em objetos, espaços e eventos. Para facilitar, indicamos os principais grupos e artistas trabalhando em design de interação e áreas afins (como arte cinética). Cada grupo deve apresentar dois trabalhos (ou características de interação identificada em um ou mais trabalhos) que achou muito relevante. Solicitamos que cada grupo traga um exemplo escolhido dentre as referências que indicamos e outro escolhido a partir de investigação própria (a ideia é que vocês experimentem aprofundar na pesquisa de um assunto).
As referências que indicamos para começar a pesquisa são as seguintes:

Arte cinética - artistas a serem pesquisados: Lygia Clark, Alexander Calder, Abraham Palatnik, O Grivo, Arthur Ganson, Theo Jansen, Guto Lacaz, Zimoun
Christian Moeller
Interactive Architecture
Rafael Lozano-Hemmer
http://www.lozano-hemmer.com/projects.php (principalmente as instalações "Relational Architecture")
Usman Haque
Instructables

Laboratórios e escolas de design de interação:

Debate sobre interatividade e virtualidade


Todos devem ler os textos abaixo individualmente, discutí-los em seus respectivos grupos e formular uma pergunta (do grupo) para debate em sala.

Textos a serem lidos por todos:
Baltazar, Ana Paula e José dos Santos Cabral Filho. 'Magia além da ignorância: virtualizando a caixa preta, texto publicado no livro FAD (Festival de Arte Digital), 2011. (pdf)
Baltazar dos Santos, Ana Paula, 'Por uma arquitetura virtual: uma crítica das tecnologias digitais'. Revista AU, Arquitetura e Urbanismo, São Paulo, nº 131, 2005, pp. 57–60. (pdf)
Flusser, Vilem. 'Design: obstáculo para remoção de obstáculos?'. O mundo codificado, São Paulo: Cosac Naify, 2008, pp. 193–98. Disponível online (pdf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário